As declarações do vereador Francisco Borges, aliado do deputado e pré-candidato a prefeito Rafael Leitoa, geraram uma grande polêmica em São Luís. O vereador insinuou que o aumento da criminalidade na cidade se deve ao fato de que, segundo ele, policiais militares e guardas municipais estariam prestando serviços de segurança privada para comerciantes.
A declaração não passou despercebida e provocou uma reação imediata do Deputado Estadual Soldado Leite. Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado, natural de Timon, usou o pequeno expediente para expressar seu repúdio e exigir uma retratação do vereador Francisco Borges.
O deputado Soldado Leite afirmou: “O município, desde gestões anteriores, contribui com o combustível. Porque se o município tirar o combustível, a polícia de Timon não consegue fazer patrulhamento. Então, já que é para falar sobre a realidade da situação de segurança pública, que possamos trazer aqui uma verdade e restabelecer os fatos.”
A fala do vereador Francisco Borges continua a reverberar na capital, acirrando o debate sobre a segurança pública e o papel das autoridades municipais e estaduais no combate à criminalidade.
Por Lourenço Dantas